segunda-feira, 1 de março de 2010

Sequencia da Agua

Eu fiz a leitura do texto e no final a turminha tinha um livro, pois a cada evento eu representava uma pagina.
Sequencia água


Sequencia água

TEMA: Água.

EIXO: Natureza e Sociedade.

TEMPO PREVISTO: 2 ºsemestre.

PROFª: Maria Tereza

BLOCOS DE CONTEÚDOS:Fenômeno da natureza (estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (chuvas)e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.

OBJETIVO: Estabelecer algumas relação entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem,valorizando a sua importância para a preservação das espécie e para a qualidade da vida humana.

ETAPAS PREVISTAS:Levantamento de hipótese.

1. Você tem medo de chuva?

2. Vamos fazer o barulho da chuva?

Para ouvir o barulho da chuva bater dois dedos na palma da mão bem rápida.

3. Você tem medo de trovão?

Vamos imitar o trovão?

4. O que podemos fazer para nos proteger da chuva?
Aqui podemos representar numa folha os objetos que eles falarem
5. Quem já foi passear num dia de chuva?

6. Brincar de chuvinha com a mangueira.

7. Você gosta de chuva ou sol?
aqui representamos em outra folha a preferencia deles, em tabela ou individual
8. Você pode viver sem água?

9. Onde você utiliza água?
Aqui colamos gravuras da utilização da agua
10. Quem mais precisa de água?

11. Listar os prejuízos das chuvas.
colar gravuras dos prejuizos da chuva, noticias de jornal
12. Listar os benefícios da chuva.
colar gravuras dos beneficios, fotos de revistas ou jornal, propagandas.
Comentar com se forma a chuva contando uma história muito interessante.



A partir daqui começa a história que será representada no livro, que deverá ser feito com meia folha chamex, de preferencia na cor azul.

A GOTINHA INTELIGENTE:

EM UM LAGO VIVIAM MUITA GOTINHAS DE ÁGUA. fazer o lago com folha de papel crepon, de seda ou celofane azul, e colocar gotas de brilho de cola com glitter

NUM CERTO DIA O SOL ESTAVA MUITO QUENTE ELAS RESOLVERAM SAIR PARA PASSEAR. fazer o sol e as gotinhas iguais da pagina anterior subindo

(EVAPORAÇÃO DA ÁGUA).E VOARAM PELO AR SUBIRAM... SUBIRAM....

FAZER UM LAGO BEM BONITO. aqui com menos agua, o sol no alto, e nuvens de algodão acinzentadas com raspa do lapis de escrever ou brilho prata.



UMA DELAS DISSE: desenhar duas gotas de agua

FICAR JUNTAS PARA NÃO NOS PERDERMOS E TODAS CONCORDARAM DANDO AS MÃOS. desenhar as gotinhas dando as mãos

(FORMAÇÃO DAS NUVENS).



ERAM MUITAS GOTINHAS JUNTAS GIRANDO GIRANDO...(MOVIMENTAÇÃO DAS NUVENS)

ELAS CAMINHAVAM E ENCONTRAVAM MAIS GOTINHAS DE ÁGUA.

VAMOS DESENHAR MUITAS NUVENS.

DE REPENTE, UMA DELAS DISSE: desenhar outra gotinha preocupada

JÁ ESTÁ FICANDO TARDE!

VAMOS VOLTAR PARA O LAGO?

E TODAS DESCERAM JUNTAS EM FORMA DE CHUVA (FORMAÇÃO DE CHUVA) colar algodão formando a nuvem de chuva bem escura, (no fundo pinte de preto e cole algodão por cima, camada bem fina) e as gotas devem ser de lapis ou cola e glitter.

DESENHE AS GOTINHAS CAINDO NOVAMENTE NO LAGO.

CANTAR A MÚSICA



Patinho na chuva. (ciranda cirandinha)

Cai a chuva plec,plec...

Cai a chuva de mansinho

E o patinho amarelinho

O seu banho vai tomar

Esfrega aqui ,esfrega ali.

E o patinho não se cansa.

De na chuva se lavar.

Quá,qua,qua.. Quá,quá,quá,quá.



(FAZ DE CONTA)

Pedir para as crianças peguem uma folha de sulfite e fazer de conta que estão tomando banho, esfregando todas as partes do corpo (música do chuveiro)

Chuveiro, Chuveiro

Não faz assim comigo

Chuveiro, Chuveiro,

Não molhe seu amigo.

Se eu fosse o Totó

Não precisava me secar

Era só me chacoalhar.(fazer igual cachorrinho)balançar o corpo.



EXPERIÊNCIA MOSTRAR A VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA.

1-Uma chaleira aquecida ,mostrar o vapor que sai da água quando ela começa a ferver.

Levantar a tampa da chaleira e mostrar as gotinhas de água que ficam nela é como se fosse a chuva.

2-Um saquinho plástico com água fechado exposto ao sol (o saquinho facará embaçado isto comprova a evaporação da água).

3-Macarrão dançarino.

Uma vasilha transparente colocar bicarbonato de sódio e vinagre(oxigênio se desprenderá e irá se juntar o macarrão cru, fazendo que este se movimenta.



Materiais:utilizados:

Livros para pesquisa:

A gotinha inteligente.

Fita de vídeo(chuá chuaágua.

Papéis variados.

Colagem ,Lápis ,Algodão

AVALIAÇÃO:Houve participação de todos na experiência? Conseguiram se expressar através do desenho?

BIBLIOGRAFIA:

chuá,chuaágua: www. tvcultura.com.br

Coleção carrossel pré-escola.Terceiro estágio

Autora Erdna Perugine Nahum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigada pela opinião, acredito que juntos faremos uma educação de melhor qualidade.